Mofo: saiba o que é, onde encontrá-lo e como acabar com ele!


Onde pode ser encontrado
O mofo pode  ser encontrado em qualquer local ou época do ano,  o que causa seu desenvolvimento são ambientes que contenham ou sejam úmidos por um longo período.
Exemplos de locais, dentro de casa, que podem ser propícios para o aparecimento do mofo, caso seja presente as condições de crescimento necessárias para seu crescimento:
Armários
Banheiros
Guarda-roupas
Estofados
Tapetes
Carpetes
Paredes
Telhas
Porões
Pias
Canos

Problemas ocasionados pelo mofo
O mofo não apenas pode destruir os itens da casa, como também pode fazer muito mal à saúde. Problemas respiratórios podem ser causados ou agravados por ele como:
Asma alérgica
Rinite alérgica
Sinusite fúngica
Aspergilose broncopulmonar alérgica
Micose broncopulmonar alérgica
Alergias
Os problemas respiratórios,  como por exemplo a rinite, pode ser desencadeada ou ter uma piora, quase que de imediato quando uma pessoa, predisposta ou não, a te-la, entra em contato com o mofo. Ou seja, se alguém já tem rinite ou até que não tenha, pode passar a ter quando estiver em um local que possua a bactéria.
Como o mofo requer cuidado e preocupação, vamos dar algumas  dicas para evitá-lo e soluções para acabar, de uma vez por todas, com ele!

Dicas e Soluções:
– Deixe as janelas e portas abertas
Em algumas épocas do ano é mais comum a chuva e diminuição da temperatura e por isso muitas pessoas deixam as janelas e portas fechadas, o que pode causar grandes problemas, pois desta forma irão manter a umidade dentro do ambiente.
É necessário abrir as janelas e portas, de todos os móveis, como armários e guarda-roupas, para que entre luz natural e ventile. Também é recomendável expor roupas e cobertores ao sol.

Lembre-se: os grandes aliados do mofo são a umidade e a pouca ventilação, então manter o ambiente sempre seco e arejado é essencial!
– Deixe tudo sempre limpo

Certifique-se sempre que a limpeza está sendo feita de forma adequada e eficiente, se necessário utilize limão ou vinagre para ajudar, mas não se esqueça de enxaguar bastante o local com água.
– Produto e aparelho específicos para mofo

Existe no mercado vários tipos de “evita mofo” descartáveis, geralmente são baratinhos, então vale a pena compra-los para evitar o mofo.  É importante troca-los de tempo em tempo, quando o produto ficar cheio de água.
evita mofo
Produto que evita mofo da marca Secar
Antes de comprá-los, olhe os componentes do produto, o mais importante que deve ser notado na composição é se substâncias como cloro, formaldeído ou glutaraldeído, ou hidróxido de sódio mais eficazes para a eliminação destas bactérias estão presentes na fórmula.
Outra opção é o desumidificador elétrico de ambientes, aparelho que controla a umidade do ambiente e a elimina se tiver em excesso, conservando o local e o mantendo longe de mofos.
– Antimofos Caseiro, faça você mesmo!

Bicarbonato de sódio
Pegue um potinho e encha até a metade com bicarbonato de sódio, depois é só colocar em um cantinho da casa. Caso seja preciso controlar mais ainda a umidade, espalhe vários deles por todos os cômodos que achar necessário!
O bicarbonato deve ser trocado quando houver a formação de pequenas bolinhas

Giz de lousa
Coloque a quantidade necessária de giz de lousa para encher até a metade de um pote sem tampá. Cada giz pode ser usado por até seis meses, para isso é só coloca-lo para secar no sol, quando  já estiver úmido.
O giz ajuda a controlar a umidade e a acabar com o cheiro de mofo.

Cloreto de Cálcio
Ingredientes:
Aparelho de antimofo;
Filtro de papel para café;
Borracha de dinheiro;

Cloreto de cálcio (comprei 800grs em uma loja de produtos químicos chamada Suíça. Custou R$ 11,90 e vai dar para usar durante muito tempo!).

Modo de preparo:
Limpe o aparelho de antimofo, abra o refil, retire o papel e descarte toda a água (não entre em contato com ela!). Seque as peças e adicione 4 colheres de sopa de cloreto de cálcio dentro do refil. Divida o filtro de papel e coloque uma metade por cima do refil e prenda com a borracha de dinheiro. Tampe e coloque no local desejado.

Comentários